quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Chegou o Outono

"O Outono é a Natureza a envelhecer. Diz-se que uma pessoa está no 'outono da vida' quando a sua idade se aproxima da velhice.
      Esta estação do ano começa no dia 22 de Setembro e dura três meses. Os dias ficam mais curtos e mais frios; anoitece mais cedo. Já são poucos os dias quentes como no Verão mas o Sol tem um brilho especial: é o sol dourado do Outono.
      As folhas de muitas árvores, arbustos e outras plantas  começam a pintar-se de muitas cores: amarelo, castanho e vermelho. Todas vão cair ao longo dos meses de Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro  e cobrir o chão dos parques e das ruas, formando tapetes fofos.
Folhas amarelas, vermelhas e castanhas no chão. Elas caem das árvores e flutuam no ar, proclamando o final de uma vida. O vento leva-as com delicadeza até seu encontro final com os relvados fofos dos jardins ou com o asfalto duro da rua.
   
As mornas brisas do Outono vão brincar com as folhas moribundas e transformar a tristeza em alegria. As folhas de Outono cambalhoteiam e esvoaçam, girando em círculos, num último adeus à sua mãe árvore que lhes deu a vida na Primavera.

Na sua breve existência, vestiram de verde as árvores dos jardins, dos pomares e dos bosques; deram sombra aos passarinhos e aos humanos. Agora, ao cair, elas fertilizarão os solos como adubo orgânico, num ciclo de vida e de morte que se repete todos os anos."

Vaz Nunes 2002

Com a chegada do Outono, não poderiamos deixar de realizar uma actividade dedicada a esta época do ano. Esta actividade permitiu-nos explorar diversas sensações!
Vamos mostrar como foi...



1º Colorimos com fantasia a nossa mão e parte do Braço




2º Decalcamos a nossa mão/braço numa folha de papel


3º Com muita imaginação desfizemos folhas secas caidas das árvores e colámo-las artisticamente nas "árvores" anteriormente pintadas


Esta actividade permitiu-nos sentir coisas novas. O cheiro das folhas secas, o barulho que fazem ao desfazerem-se, a sensação que causam nas mãos, a frescura da tinta na nossa pele e muitas mas muitas gargalhadas, pois os pinceis causavam algumas cossegas. O resultado não poderia ser melhor... observem o nosso produto final e comentem :)



2 comentários:

  1. Verdadeiros Artistas os nossos Grilinhos do Campo:) Beijinhos dos Ratinhos:)

    ResponderEliminar
  2. Actividade linda, e tão bem comentada, mais uma vez... Bjs!

    ResponderEliminar