domingo, 19 de setembro de 2010

Chegou a hora de Vindimar!

Na Passada Sexta-Feira (17.09.2010), fomos à apanha da uva. A Sala dos Grilinhos não poderia estar mais entusiasmada! Fomos ver, como é que se apanhava a uva e como é que eram as "árvores pequeninas" que davam a uva.
Em conversa com as donas da terra, descobrimos que estas "árvores pequeninas" se chamam Videiras e que dão vários tipos de uva, nomeadamente:

-Uva Moscatel
-Uva Dona Maria
-Uva Piriquita
-Uva Morangueira
-Uvas e mais Uvas e muito mais!

Nessa manhã colhemos as uvas e fomos saboreando cada um dos tipo de uva que nos passavam pelas mãos. Algumas eram doces como o mel, mas rapidamente nos apercebemos que as "uvas bebés" as que ainda não estavam boas para serem apanhadas, amargavam e não eram doces.

Os cestos já estavam cheios e estava na hora de regressar à nossa escolinha. Na escola, juntamo-nos todos no polivalente e as nossas amigas crescidas, explicaram-nos que iriamos fazer vinho. Inicialmente, pensamos que iria ser sumo de uva novamente, mas depois compreendemos que o processo do sumo e do vinho é diferente!

Chegou a hora de descalçar os pés e de os lavar num alguidar com água.

Todos tiveram a oportunidade de pisar as uvas. Constatamos que à medida que as uvas eram pisadas, mais era o sumo que se aglumerava no alguidar!

Depois da uva pisada, colocamos o sumo da uva dentro de uma garrafa que iria ser levado para fermentar. No Dia de São Martinho, daremos a provar aos nossos Paizinhos e restantes familiares o fruto do nosso trabalho!

Eis algumas fotos do nosso trabalho!

3 comentários:

  1. Muito empenhados os nossos Grilinhos do Campo. Parabéns pelo trabalho! Bem Vinda Amiga:)

    ResponderEliminar
  2. Mas que bem!
    Mal posso esperar para que o meu Ratinho do campo experimente estas actividades!!
    Pisar as uvas.... acho que nunca o fiz!! E sorriu só ao imaginar :)
    Que venha então o dia de São Martinho para sabermos como ficou o vinho dos Grilinhos e amigos!
    Beijos grandes de parabéns para o blog em geral (gostei em particular do poema "Paie eMãe, Família") e mil felicidades para as actividades futuras!

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Mãe SolnaLua. Cá estaremos para dar continuidade ao caminho que o seu Ratinho está a percorrer!

    É muito bom sentir que os pais acompanham o nosso trabalho e se sentem felizes com o resultado do mesmo...
    Continuaremos a proporcionar momentos destes a todos os meninos da nossa INstituição, adaptado as actividades às diversas faixas etárias. O mais importante é termos conosco crianças e pais felizes e realizados!

    Beijinhos dos Grilinhos do Campo

    ResponderEliminar